A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia do dia 22 de setembro de 2025

Segunda-Feira da Semana XXV do Tempo Comum

Reading 1 : Ezra 1:1-6
Responsorial Psalm : Psalm 126:1b-2ab, 2cd-3, 4-5, 6
Alleluia : Matthew 5:16
Gospel : Luke 8:16-18

Cor Litúrgica: Branco

segunda-feira, 22 de setembro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

A Liturgia do dia é um presente que a Igreja nos oferece diariamente para alimentar a nossa fé e orientar a nossa caminhada espiritual. Por meio das leituras bíblicas — a Primeira Leitura, o Salmo, a Segunda Leitura (nos domingos e solenidades) e, sobretudo, o Evangelho — somos convidados a escutar a voz de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Cada trecho proclamado na liturgia não é apenas uma lembrança do passado, mas Palavra viva e atual, capaz de tocar o nosso coração e transformar a nossa vida. A Liturgia do dia também nos insere no ritmo da vida da Igreja, unindo-nos aos irmãos e irmãs em todo o mundo que celebram a mesma fé.

Ao meditarmos a Liturgia do dia, abrimos espaço para a ação do Espírito Santo e nos deixamos moldar pelo amor de Deus. É um convite diário à conversão, à esperança e à fidelidade. Que possamos acolher com alegria essa graça e permitir que a Palavra de Deus ilumine cada passo do nosso dia.

1ª Leitura

Esd 1,1-6

Quem, dentre vós todos, pertence ao povo de Deus
suba a Jerusalém e construa o templo do Senhor.

Início do Livro de Esdras 1,1-6

1 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2 "Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu,  me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá.

3 Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém.

4 E a todos os sobreviventes,  onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém".

5 Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém.

6 E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda a espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor!
 

1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, * parecíamos sonhar;

2a encheu-se de sorriso nossa boca, *

  b nossos lábios, de canções.  R.

 

  c Entre os gentios se dizia: "Maravilhas *

  d fez com eles o Senhor!"

3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, * exultemos de alegria!  R.

 

4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, * como torrentes no deserto.

5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, * ceifarão com alegria.  R.

 

6 Chorando de tristeza sairão, * espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, * carregando os seus feixes!  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. 
    Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!

Evangelho

Lc 8,16-18

Coloca a lâmpada no candeeiro,
a fim de que todos os que entram, vejam a luz.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,16-18

 

  Naquele tempo, disse Jesus à multidão:

16 "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.

17 Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

18 Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

SS. Maurício e Companheiros, soldados e mártires
Pelo ano 287, o imperador Maximiano, antes de atacar os gauleses rebeldes, quis oferecer um sacrifício aos deuses. Maurício, chefe da Legião cristã Tíbia, recusou-se, com outros, a participar: "Somos seus soldados, mas também servos de Deus", disseram. Então, Maximiano decretou a sua morte.  
Emérita era uma virgem romana, martirizada durante a perseguição de Valeriano. Enterrada na catacumba de Comodila, na Via Ostiense, em Roma, seu corpo foi trasladado para a igreja de São Marcelo no Corso pelo Papa São Leão IV. Às vezes, é celebrada junto com outra mártir, Santa Deodata.  
Sobre Basília sabemos alguns detalhes do seu martírio, durante a perseguição de Diocleciano e Maximiano: foi decapitada e, nos lugares por onde a sua cabeça rolou, brotaram, milagrosamente, sete fontes. Foi enterrada na Via Salária Antiga, mas suas relíquias são veneradas em Couvert, França.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico