A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia do dia 21 de outubro de 2025

Terça-Feira da Semana XXIX do Tempo Comum

Reading 1 : Romans 5:12, 15b, 17-19, 20b-21
Responsorial Psalm : Psalm 40:7-8a, 8b-9, 10, 17
Alleluia : Luke 21:36
Gospel : Luke 12:35-38

Cor Litúrgica: Verde

terça-feira, 21 de outubro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

A Liturgia do dia é um presente que a Igreja nos oferece diariamente para alimentar a nossa fé e orientar a nossa caminhada espiritual. Por meio das leituras bíblicas — a Primeira Leitura, o Salmo, a Segunda Leitura (nos domingos e solenidades) e, sobretudo, o Evangelho — somos convidados a escutar a voz de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Cada trecho proclamado na liturgia não é apenas uma lembrança do passado, mas Palavra viva e atual, capaz de tocar o nosso coração e transformar a nossa vida. A Liturgia do dia também nos insere no ritmo da vida da Igreja, unindo-nos aos irmãos e irmãs em todo o mundo que celebram a mesma fé.

Ao meditarmos a Liturgia do dia, abrimos espaço para a ação do Espírito Santo e nos deixamos moldar pelo amor de Deus. É um convite diário à conversão, à esperança e à fidelidade. Que possamos acolher com alegria essa graça e permitir que a Palavra de Deus ilumine cada passo do nosso dia.

1ª Leitura

Rm 5,12.15b.17-19.20b-21

Se pela falta de um só homem, a morte começou a reinar,
muito mais reinarão na vida.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5,12.15b.17-19.20b-21

  Irmãos,

12 o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.

15b A transgressão de um só  levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior  que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

 

17 Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem  o dom gratuito e superabundante da justiça.

18 Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.

19 Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda  foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade  passará para uma situação de justiça.

20b Porém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça.

21 Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna,  por Jesus Cristo, Senhor nosso. Palavra do Senhor.  

 

Salmo responsorial

Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. cf. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, 
    a vossa vontade, Senhor!

7 Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados, *

8a E então eu vos disse: "Eis que venho!"  R.


  b Sobre mim está escrito no livro: †

9 "Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!"  R.


10 Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios!  R.


17 Mas se alegre e em vós rejubile * todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: "É grande o Senhor!" * os que buscam em vós seu auxílio.  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vigiai e orai para ficardes de pé, 
    ante o Filho do Homem!

Evangelho

Lc 12,35-38

Felizes os empregados que o senhor
encontrar acordados quando chegar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-38

  Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

35 "Que vossos rins estejam cingidos  e as lâmpadas acesas.

36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.

37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se,  fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá.

 

38 E caso ele chegue à meia-noite  ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!" Palavra da Salvação.  

 

Santo do Dia

Gaspar nasceu em Roma, em 1786, e, desde criança, sentiu o chamado do Senhor. Como sacerdote, evangelizou os pobres, recusou-se obedecer a Napoleão, converteu os maçons e bandidos que infestavam o Estado Pontifício. Em 1815, fundou os dois ramos dos Missionários do Preciosíssimo Sangue.  
Hilarião, palestino de origem pagã, estudou em Alexandria, Egito, e se converteu ao cristianismo. Sob a guia de Santo Antônio Abade, aprendeu a amar a solidão, a oração e a penitência. Retirou-se como eremita para Majuma, onde fundou vários mosteiros e obteve conversões. Faleceu em Chipre, em 372.  
Filha esplêndida de um rei bretão, no século IV, Úrsula concordou em se casar com um rei pagão, desde que se convertesse ao cristianismo. Então, partiu para Colônia com 11 virgens – que se tornaram 11.000 por erro de transcrição – onde recebeu a palma do martírio por mãos dos Hunos de Átila.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico