A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia do dia 3 de outubro de 2025

Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e Companheiros, mártires

Reading 1 : Baruch 1:15-22
Responsorial Psalm : Psalm 79:1b-2, 3-5, 8, 9
Alleluia : Psalm 95:8
Gospel : Luke 10:13-16

Cor Litúrgica: Verde

sexta-feira, 3 de outubro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

A Liturgia do dia é um presente que a Igreja nos oferece diariamente para alimentar a nossa fé e orientar a nossa caminhada espiritual. Por meio das leituras bíblicas — a Primeira Leitura, o Salmo, a Segunda Leitura (nos domingos e solenidades) e, sobretudo, o Evangelho — somos convidados a escutar a voz de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Cada trecho proclamado na liturgia não é apenas uma lembrança do passado, mas Palavra viva e atual, capaz de tocar o nosso coração e transformar a nossa vida. A Liturgia do dia também nos insere no ritmo da vida da Igreja, unindo-nos aos irmãos e irmãs em todo o mundo que celebram a mesma fé.

Ao meditarmos a Liturgia do dia, abrimos espaço para a ação do Espírito Santo e nos deixamos moldar pelo amor de Deus. É um convite diário à conversão, à esperança e à fidelidade. Que possamos acolher com alegria essa graça e permitir que a Palavra de Deus ilumine cada passo do nosso dia.

1ª Leitura

Br 1,15-22

Pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos.

Leitura do Livro de Baruc 1,15-22

15 Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém,

16 aos nossos reis, nossos príncipes e sacerdotes, aos nossos profetas e nossos antepassados:

17 pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos

18 e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos.

19 Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito,  até hoje, temos sido desobedientes ao Senhor nosso Deus, procedemos inconsideradamente, deixando de ouvir sua voz;

 

20 por isso perseguem-nos as calamidades  e a maldição, que o Senhor nos lançou  por meio de Moisés, seu servo, no dia em que tirou nossos pais do Egito, para nos dar uma terra que mana leite e mel, como de fato é hoje.

21 Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas que ele nos enviou,

22 e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus! Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 78(79),1-2.3-5.8.9 (R. 9b)
R. Por vosso nome e vossa glória, 
    libertai-nos, ó Senhor!

1 Invadiram vossa herança os infiéis, † profanaram, ó Senhor, o vosso templo, * Jerusalém foi reduzida a ruínas!

2 Lançaram aos abutres como pasto * os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram * os corpos dos fiéis, vossos eleitos.  R.


3 Derramaram o seu sangue como água † em torno das muralhas de Sião, * e não houve quem lhes desse sepultura!

4 Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, † um objeto de desprezo e zombaria * para os povos e àqueles que nos cercam.

5 Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? † Conservareis eternamente a vossa ira? * Como fogo arderá a vossa cólera?  R.


8 Não lembreis as nossas culpas do passado, † mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo.  R.


9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! † Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados!  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 
    Não fecheis os corações como em Meriba!

Evangelho

Lc 10,13-16

Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,13-16

  Naquele tempo, disse Jesus:

13 "Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício  e sentando-se sobre cinzas.

 

14 Pois bem:  no dia do julgamento, Tiro e Sidônia  terão uma sentença menos dura do que vós.

 

15 Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu?  Não, tu serás atirada no inferno.

 

16 Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita,  rejeita aquele que me enviou". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

Esta Santa virgem, mártir nos primeiros séculos da era cristã, foi provavelmente sepultada no cemitério de Ponciano, em Roma, situado ao longo da Via Portuense. Alguns dizem que ela enterrou o santo mártir Pimênio. Por isso, teria sido também condenada ao martírio.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico