A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia do dia 3 de julho de 2025

São Tomé, apóstolo

1ª Leitura: Ef 2,19-22
Salmo Responsorial: Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)
Evangelho: Jo 20,24-29

Cor Litúrgica: Vermelho

Festa

quinta-feira, 3 de julho de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

A Liturgia do dia é um presente que a Igreja nos oferece diariamente para alimentar a nossa fé e orientar a nossa caminhada espiritual. Por meio das leituras bíblicas — a Primeira Leitura, o Salmo, a Segunda Leitura (nos domingos e solenidades) e, sobretudo, o Evangelho — somos convidados a escutar a voz de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Cada trecho proclamado na liturgia não é apenas uma lembrança do passado, mas Palavra viva e atual, capaz de tocar o nosso coração e transformar a nossa vida. A Liturgia do dia também nos insere no ritmo da vida da Igreja, unindo-nos aos irmãos e irmãs em todo o mundo que celebram a mesma fé.

Ao meditarmos a Liturgia do dia, abrimos espaço para a ação do Espírito Santo e nos deixamos moldar pelo amor de Deus. É um convite diário à conversão, à esperança e à fidelidade. Que possamos acolher com alegria essa graça e permitir que a Palavra de Deus ilumine cada passo do nosso dia.

1ª Leitura

Ef 2,19-22

Vós fostes integrados no edifício
que tem como fundamento os apóstolos.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22

  Irmãos,

19 já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus.

20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.

21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor.

22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)
R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * povos todos, festejai-o!   R.


2 Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel!   R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, aleluia, aleluia.
V. Acreditaste, Tomé, porque me viste. 
    Felizes os que creem sem ter visto.

 

Evangelho

Jo 20,24-29

Meu Senhor e meu Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.

25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei."

26 Oito dias depois,  encontravam-se os discípulos  novamente reunidos em casa,  e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco".

27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel".

28 Tomé respondeu:  "Meu Senhor e meu Deus!"

29 Jesus lhe disse:  "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

S. Tomé, apostólo
Tomé foi o Apóstolo, que entrou para a história por não acreditar, imediatamente, na Ressurreição de Jesus. No entanto, a sua fé foi, realmente, forte e firme. A ele coube a missão de evangelizar a China e Índia. Porém, veio a falecer logo depois de fundar a primeira comunidade de cristãos na Índia.   Leia tudo...
S. Leão II, papa
São Leão foi eleito Papa em 682, mas assumiu o trono 18 meses depois, porque o consentimento era dado pelo Imperador do Oriente. Combateu as heresias, que admitiam a natureza de Cristo apenas divina ou humana; restabeleceu a unidade da Igreja de Ravenna e está sepultado na Basílica de São Pedro.  
Eutíquio foi condenado ao martírio no IV século. Após uma privação prolongada de comida e sono, foi finalmente lançado em um precipício. As notícias que temos sobre ele se encontram no epitáfio, colocado pelo Papa Dâmaso sobre seu túmulo, no cemitério de São Sebastião, na Via Ápia, em Roma.   

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico